terça-feira, 20 de setembro de 2011

Palestra DST e Métodos Contraceptivos.


As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são um grupo de doenças endêmicas de múltiplas causas que incluem as doenças venéreas clássicas e um número crescente de entidades clínicas e síndromes que têm como traço comum a transmissão durante a atividade sexual (Oficina Sanitária Pan-americana - 1983).

A importância destas doenças está no fato de, além do alto risco de disseminação, poderem ocasionar graves danos à saúde do indivíduo acometido. As consequências podem ser desde distúrbios emocionais, doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade, lesões fetais, até câncer, além de facilitar a transmissão-do vírus da AIDS (HIV).

A incidência das DST vem aumentando nos últimos anos, sendo considerada como um problema de Saúde Pública. Este aumento ocorre em conseqüência das baixas condições socioeconômicas e culturais, das péssimas atuações dos serviços de saúde, do despreparo dos profissionais de saúde e de educação, e da falta de uma educação sexual adequada, principalmente voltada para os jovens.

A ineficácia dos serviços de saúde é notória. A notificação inadequada faz com que as estatísticas sejam falhas, dificultando a orientação de ações necessárias para o controle dessas doenças. Além disso, a automedicação, a prescrição por pessoas inabilitadas, a promiscuidade sexual, a dificuldade de investigação dos parceiros sexuais, a resistência aos antibióticos e o uso inadequado de métodos contraceptivos favorecem a disseminação destas patologias.

Disponível em : http://boasaude.uol.com.br

Tendo base conceitos como esse no texto acima, foi realizado dia 19 de Setembro uma palestras sobre as principais DST's e os métodos contraceptivos no Projovem Urbano do Colégio Estadual,  tendo como mediadora a Enfermeria ( Esp. Anna Karolina). A iniciativa partiu da Profª Marcella de Ciencias da Natureza em parceria com a Profª Leidiane de Qualificação Profissional- Arco Saúde.


A palestra foi bastante satisfatória no sentido de esclarecer muitas dúvidas frequentes da própria realidade dos alunos.

Segue abaixo alguns registros desse momento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário